Releases


22/5/2013 - Executivo conduz mudança radical no posicionamento da Flexform e a leva à liderança

Executivo conduz mudança radical no posicionamento da Flexform e a leva à liderança no mercado de cadeiras para escritórios

A atuação do CEO Pascoal Iannoni foi fundamental para que a empresa alcançasse esse destaque, passando de fabricante de componentes à desenvolvedora do produto final.

Fundada em 1965, em Guarulhos, pelo seu pai, sr. Ernesto Iannoni, a Flexform foi, por mais de 30 anos, uma fabricante de peças para a indústria de cadeiras e poltronas corporativas.  E foi da visão de que a empresa poderia correr sérios riscos, no final da década de 1990, por causa da abertura do mercado brasileiro para entrada de produtos importados, que surgiu a ideia de se reinventar. Naquela época, a Flexform fornecia peças para um grupo de empresas que começava a enfrentar dificuldades no varejo. E para escapar da possível crise, Pascoal adotou o novo posicionamento, numa manobra de coragem, que evidencia a sua maneira arrojada de administrar.

Na época, Pascoal já era diretor da companhia e conduziu essa mudança passo a passo. A ampliação dos negócios envolveu um grande investimento em tecnologia, em gestão de recursos humanos - para a contratação de profissionais altamente qualificados - e até o estabelecimento de parcerias com designers e marcas consagradas no exterior.
 
Pouco mais de dez anos depois, a empresa vem registrando ótimos índices de crescimento. Segundos os dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o crescimento do setor de mobiliário corporativo, nos últimos cinco anos, foi de aproximadamente 71%. E, embora esse seja um número expressivo, a Flexform vem mantendo a tradição de se destacar no mercado em que atua, crescendo acima dos índices registrados no segmento. No mesmo período, a empresa chegou a ampliar seus negócios na ordem dos 176%. No ano passado, o faturamento alcançou os R$ 165 milhões. Há seis anos, esse índice era de R$ 55 milhões.

Valor agregado ao produto
Atualmente, o paulistano Pascoal Iannoni, de 53 anos, reconhece que a mudança no posicionamento da empresa foi uma atitude ousada. No entanto, ele pondera que, se não tivessem sido feitos todos os esforços e investimentos, à época, talvez a empresa não estivesse na situação em que se encontra atualmente, demonstrando ótimos índices de crescimento sustentado.

Graças a essa trajetória de sucesso, a Flexform lança no mercado, todos os anos, produtos absolutamente inovadores: com design diferenciado e alta tecnologia aplicada, para oferecer total conforto e ergonomia, além de um apelo de sustentabilidade que está alinhado à preocupação de todas as grandes empresas do mundo com o meio ambiente. “Com a mudança, nosso produto ganhou muito mais valor agregado”, afirma.

A visão acurada de Pascoal vem de uma sólida formação, aliada à experiência na empresa da família, onde trabalha desde os 16 anos, sempre seguindo os valores e princípios deixados pelo seu pai. Apaixonado pela oportunidade de empreender, Pascoal cursou engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), se formou administrador de empresas no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo e fez MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ainda hoje, o executivo procura se reinventar nos negócios, para que a Flexform carregue sempre, como sua marca registrada, o valor da inovação. Atualmente, a Flexform conta com 25 linhas de cadeiras e poltronas em seu portfólio, incluindo produtos de luxo, comercializados não apenas no Brasil como em outros países da América do Sul e Central. Muitos destes produtos foram desenvolvidos em parceria com renomados designers internacionais, como é o caso dos italianos Baldanzi & Novelli e do holandês Ton Haas. 

O desafio da profissionalização da gestão é o próximo passo a ser encarado por Pascoal, que empossou o primeiro Conselho de Administração da Flexform, no final do ano passado. A estratégia é também o primeiro passo para que, num futuro não tão distante, a empresa possa virar uma sociedade anônima de capital aberto, com ações comercializadas na Bolsa de Valores. “A Flexform é uma empresa arrojada, que têm vocação para o sucesso. Estamos caminhando rumo à consolidação da nossa marca, tanto no mercado nacional quanto internacional”, garante Pascoal.

Sobre a empresa
A Flexform é líder no mercado de cadeiras e poltronas corporativas e assentos para coletividade na América Latina. Em 2012, obteve faturamento de R$ 165 milhões e espera dobrar, até 2014, esse valor, sempre garantindo a excelência na qualidade de seus produtos. Possui parceria com grandes companhias internacionais, como a americana Knoll e a italiana Bericoplast, e com o escritório italiano dos renomados designers Baldanzi & Novelli.  Instalada em um moderno parque industrial de 55 mil m², na região de Guarulhos, São Paulo, a Flexform tem se posicionado no mercado de mobiliário corporativo como uma companhia inovadora desde o início de sua trajetória, em 1965. Criadora de novas tecnologias e sistemas patenteados que são utilizados em todo o Brasil e fora dele, a Flexform lança tendências ao desenvolver produtos da mais alta qualidade e que proporcionam conforto, emprestam beleza aos ambientes e ainda ajudam a integrar as pessoas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA


marketing@flexform.com.br




ver todas