Releases


6/8/2013 - Cadeira ergonômica previne dores nas costas e tendinites

Sentar-se em uma cadeira adequada e prestar atenção na postura é fundamental para minimizar o risco de sofrer de lesões sérias e que podem afetar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.

Pessoas cuja rotina de trabalho ou estudo exige várias horas seguidas sem sair da posição sentada, em frente ao computador, correm um risco maior de sofrer lesões sérias, caso não estejam utilizando uma cadeira adequada. A afirmativa é do especialista Marco Antonio Ambrósio, ortopedista, traumatologista e médico do esporte do Hospital Samaritano de São Paulo. “Passar muito tempo sentado já é algo que sobrecarrega a região lombar. Se esse hábito estiver aliado ao uso de uma cadeira que não oferece apoio adequado para a lombar, braços e pernas, isso pode ocasionar vários problemas de saúde, afetando, em especial, o sistema musculoesquelético”, explica o ortopedista. Nesse contexto, os males mais comuns são as lombalgias, tendinites - tanto nos membros superiores quanto nos inferiores - e inflamações nos cotovelos, chamadas de epicondilites. “Em boa parte dos casos, a correção da postura inadequada é o fator principal para a melhora das dores”, afirma Ambrósio.
 
A Flexform, líder no mercado de cadeiras para escritórios, oferece diversas opções de produtos desenvolvidos com foco na ergonomia, visando melhorar a qualidade de vida de seus usuários e até o aumento da produtividade no trabalho. A cadeira My Chair, um dos mais importantes lançamentos da empresa para este ano, visa proporcionar o máximo de conforto. O encosto tem um design exclusivo, que oferece total suporte à região lombar. Além disso, como é fabricado em peça única, com desenho de linhas opostas formando elementos vazados, permite melhor troca de calor do corpo com o ambiente.

Outro destaque do produto é o mecanismo Easy Flex. “Trata-se de uma regulagem de conforto intuitiva, ou seja, que se ajusta automaticamente de acordo com o peso da pessoa e dispensa o uso de alavancas e manivelas”, explica o engenheiro Claudio Muzi, diretor estratégico de produtos. A cadeira conta, ainda, com regulagem integrada de profundidade do assento e exclusivo sistema de amortecedor Flexmotion, apoia-braços com regulagem de altura e profundidade, entre outros diferenciais. (veja imagem)

Mais dicas para escolher a cadeira ideal
Para quem vai permanecer horas sentado, Dr. Marco Antonio listou as características que devem ser levadas em conta.
* O assento deve ser facilmente ajustável e deve ser regulado em cerca de ¼ da altura corporal. As coxas devem estar na linha do quadril. Além disso, é importante que o acolchoamento proporcione conforto.
* A largura e a profundidade do assento devem permitir uma postura correta. O ideal é que o quadril esteja perfeitamente encaixado no ângulo de 90º formado entre o encosto e o assento da cadeira
* As costas devem ficar totalmente apoiadas.
* O apoio dos braços deve ser ajustável, de modo que os braços possam permanecer apoiados.
* As cadeiras com base de cinco pontos (rodízios) aumentam a estabilidade.
* Prefira cadeiras que facilitam os deslocamentos e a mobilidade.

Pontos fundamentais para a manutenção de uma boa postura
* Não é necessário manter o corpo rígido o tempo todo em frente ao computador, mas é essencial ter um apoio para as costas. Na hora de digitar, por exemplo, o mais correto é ficar com o corpo ereto.
* Os pés devem ficar apoiados no chão ou, se necessário, em algum suporte.
* O ideal é que o monitor fique entre 45 a 60 cm dos olhos e que o individuo olhe ligeiramente para baixo na tela (mais ou menos 20º) durante a maior parte do tempo.
* A bancada do teclado deve ficar um pouco acima das pernas, pois os cotovelos devem formar um ângulo de 90º.
* A cada 1 hora de trabalho, levante e movimente o corpo por 3 minutos.

Sobre a Flexform
A Flexform é líder no mercado de cadeiras e poltronas corporativas e assentos para coletividade no Brasil. Tem crescido acima dos índices registrados no segmento. Segundos os dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), a expansão do setor de mobiliário corporativo, nos últimos cinco anos, foi de aproximadamente 71%. E, embora esse seja um número expressivo, a Flexform vem mantendo a tradição de se destacar no mercado. No mesmo período, a empresa chegou a ampliar seus negócios na ordem dos 176%. No ano passado, o faturamento alcançou os R$ 165 milhões. Possui parceria com grandes companhias internacionais, como a americana Knoll e a italiana Bericoplast, com o escritório italiano dos renomados designers Baldanzi & Novelli e com o designer holandês Ton Haas. Instalada em um moderno parque industrial de 55 mil m², na região de Guarulhos, São Paulo, a Flexform tem se posicionado no mercado de cadeiras para escritórios como uma companhia inovadora desde o início de sua trajetória, em 1965. Criadora de novas tecnologias e sistemas patenteados que são utilizados em todo o Brasil e fora dele, a Flexform lança tendências ao desenvolver produtos da mais alta qualidade e que proporcionam conforto, emprestam beleza aos ambientes e ainda ajudam a integrar as pessoas.

Sobre o Dr. Marco Antonio Ambrosio
Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, especializado em ortopedia e traumatologia pelo Instituto de Ortopedia Clínica, também da USP. Foi médico da Sociedade Esportiva Palmeiras e, atualmente, é médico ortopedista e médico do esporte do Hospital Samaritano.

ASSESSORIA DE IMPRENSA


marketing@flexform.com.br




ver todas